Esta é a segunda iteração de “Sala de Aula, um olhar adolescente”, com curadoria de Joaquim Moreno e organizado pelo Centro Cultural de Belém/Garagem Sul (Lisboa) e Plano Nacional das Artes, arc en rêve centre d’architecture (Bordéus) e Z33 House for Contemporary Art,Design & Architecture (Hasselt).
O programa inclui três exposições, um livro e uma conferência.
"A ideia da Sala de Aula, um olhar adolescente, foi inspirada pela condição difícil de uma geração que teve de experimentar a
transição para a vida adulta durante uma pandemia. A experiência do confinamento em relação à aprendizagem foi paradoxal: transformou os estudantes, que foram obrigados a estudar a partir de casa, sem realmente modificar os seus espaços de aprendizagem, que permaneceram inalterados quando regressaram à educação coletiva.
Dois anos foram suficientes para criar o intervalo entre as necessidades e a realidade que enquadra esta investigação, que se constrói como uma arqueologia das transformações recíprocas de uma fase da vida com uma história muito recente: a adolescência, e de um ambiente de aprendizagem muito antigo e difundido, e que é uma das ferramentas predominantes da invenção deste novo sujeito histórico: a sala de aula. Para investigar os indícios desta mudança em curso, fizemos uma série de perguntas: Como foram projetados e concebidos estes espaços? Como foram geradas estas comunidades de aprendizagem? A que ecossistemas culturais e sociais estão sujeitas? Como estas comunidades se transformam em órgãos e corpos políticos? Como é que a padronização e a transgressão moldaram a educação artística? E como é que o ensino profissional reorganiza as relações entre
trabalho e conhecimento?
Os capítulos da exposição fazem eco destas questões: Produção, Corpo, Assembleia, Transgressão e Profissão"
Cinco escolas europeias do pós-guerra, ilustrando cada secção da exposição, foram levantadas em formato de filme como parte da investigação. Em conjunto com os desenhos de arquitetura de arquivo, as entrevistas e imagens retratam como mudaram e chegaram aos nossos dias. Toda a edição dos filmes foi feita por Aurélio Vasques com filmagens adicionais in loco (para as escolas francesas) por Luis Leitão.
A exposição apresenta outras 15 escolas contemporâneas de três continentes diferentes.
Garagem Sul, CCB
Lisbon, Mar - Set 2023
co-production
Garagem Sul, Lisbon, Portugal
Z33, Hasselt, Belgium
Exhibition Curatorship
Joaquim Moreno
Adjunct Curator
Ivo Poças Martins
Exhibition Design (CCB)
Furo
© Tiago Casanova
Landing Page Maker