The end is the beginning

Para além da habitual distância entre o objecto e a sua representação, o desenho de projecto nunca coincide com a obra feita.
Em arquitectura, o desenho ocupa-se sobretudo do que não existe. Antecipa uma expectativa de construção que muitas vezes (a maior parte) nem chega a acontecer; outras vezes, sobrevive ao desaparecimento dos objectos construídos, como testemunho da sua existência, relembrando-nos que toda a arquitectura é efémera.
No entanto, há muitos elementos visíveis que não aparecem tipicamente nestes desenhos, desde o processo de construção, aos vários modos como é ocupado, até ao seu fim de vida. As sombras e os reflexos das superfícies, as patines, os acidentes e todos os traços de uso que as formas permitem não costumam ter aqui lugar. Representar e animar um instrumento de representação inanimado; documentar a demolição da primeira e da última torre do Aleixo é um fim em si.
Estas três séries, produzidas digitalmente e de modo disperso durante cerca de 10 anos, encontram-se aqui pela primeira vez, e ganham também pela primeira vez a materialidade do papel impresso.
IPM

Drawings: Ivo Poças Martins
Curator: Pedro Baía

Circo de Ideias, Porto May-July 2021
Buy drawings and books

Mobirise
Mobirise

Aleixo (Tower 1)

Detail of 70x100 drawing 
Offset print
2021

Mobirise

Aleixo (Tower 5)

Vectorial drawing of 35 frames
Digital print on paper
Din A5 
2015

Mobirise

Compasso

Vectorial drawing of 80 frames
Digital print on paper
Din A5
2010-20

Created with Mobirise website template